Saturday, December 13, 2014

O que são as cotas num time de futebol? Como podem ser determinadas as formas como elas desenvolvem e influenciam direta ou indiretamente, as finanças de um time de futebol?
O sistema de cotas faz parte das obrigações de um clube de futebol com a legislação de seu país, à qual ele deve obediência. Também faz parte das determinações da FIFA (Federação Internacional de Futebol), entidade que rege o futebol em todo o mundo. Nesse artigo, a proposta é levantar esse debate a fim de tornar conhecido a todos o que se esconde por detrás dessa legislação.

1. O que é o Sistema de Cotas para Jogadores Estrangeiros no futebol?


O sistema de cotas é uma maneira de privilegiar os jogadores naturais de determinado país. A medida que naturalmente ela toma é impor sistematicamente um limite de jogadores estrangeiros que podem atuar no time, seja ele principal ou reserva na equipe. Assim os talentos nacionais são prestigiados pela agremiação. Essa limitação impõe um determinado número de jogadores por equipe e não em atuação no país. Ou seja, independente de quantas equipes existam no país, cada uma tem direito a um determinado número de jogadores estrangeiros no seu elenco. Nesse caso, pouco importa o quão grande ou importante é a equipe no cenário nacional. No Brasil, por exemplo, esse número é de cinco jogadores, desde 2014. Antes eram três.

2. Esse sistema possui eficácia?


Sim e não. Depende do país em que ele é adotado. Sendo um país que possua bons níveis de revelação de jogadores, será extremamente eficaz. Se não, a tendência é um futebol de baixo nível e de ínfima relevância, o que torna o país indiferente no mundo do futebol.

3. Qual o impacto para os jogadores e para os times?


Os jogadores de países que possuem tradição no futebol se beneficiam com tais medidas, já que possuem maiores chances de integrar um elenco e mesmo a equipe principal de seu time, já que a concorrência com jogadores de nível mais elevado é praticamente nula. Mas é prejudicial para jogadores de países com pouca tradição, já que esses não conseguem integrar equipes competitivas a nível internacional.
As dificuldades enfrentadas pelos times é bastante parecida, já que esses dependem de um bom elenco para construírem um nome e assim ganharem mais dinheiro.

4. Qual o impacto para os campeonatos?


O nível dos jogadores nacionais influencia diretamente na qualidade do campeonato. Se o país possui a tradição de revelar bons jogadores, o campeonato é de alto nível e inevitavelmente irá ganhar projeção internacional. Do contrário, se os jogadores do país são de baixo nível, fatalmente o campeonato será ruim e não ganhará projeção. Isso sem contar a audiência, que certamente só será boa se possuir bons jogos.
As cotas para jogadores internacionais no futebol são uma determinação legal que causa ganhos e prejuízos, dependendo da situação em que se encontre o futebol nacional. É de bom tom que a FIFA e cada país conheça a realidade local e assim use de bom senso quando determinar o número de jogadores estrangeiros numa equipe.

0 comments:

Post a Comment